quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mais dúvidas do que certezas

É tão estranho. É diferente. Uma situação inusitada. Talvez não tão diferente para muitos brasileiros.

Eu estou procurando emprego.

Como assim? Mas eu já tenho emprego. Sou funcionário público municipal. Mas é outra história. Outro recomeço. Outra luta que vai começar.

A sensação de sentar novamente na cadeira da entrevista é estranha. Há alguns anos que não sei o que é isso. A espera da ligação, que pode não acontecer. A incerteza do sim e a única certeza do não.

A propaganda (área que estudo e me formo logo) é diferente. Alem do Currículo, tem que ter o portfólio. Que é onde você leva algumas propagandas feitas por você. Seja ela real, de algum trabalho da faculdade ou só uma invenção sua. É daí que eles avaliam a sua capacidade criativa, e a capacidade de pensar propaganda que você tem.

Então, você tem que fazer essas propagandas. Produzir a arte, se você tiver algum amigo, ele pode te ajudar com essa tarefa, ou então se vira.

Depois de feita e produzida. Você imprimi e leva nas agências para fazer uma apresentação para o diretor de criação.

Ta achando tudo muito diferente e complicado? Pois é assim mesmo que funciona.

Se ele achar que você é promissor, pode te dar um estágio, não remunerado, é claro. Se você for muito bom, ou ele achar isso, você pode ser contratado antes de se formar. Caso você não ganhe o estágio e nem consiga o emprego, você terá que correr atrás, porque se você se formar e não tiver experiência nenhuma, as coisas ficam realmente muito feias.

Mas em relação ao estágio não remunerado.

No ponto que anda minha vida, um estágio desses, é mais um atraso que um avanço. Casado, cheio de contas e outras coisas mais. Não posso deixar tudo que conquistei, para pegar um estágio desses. Para não ganhar nada, além da tão falada experiência.

Aí é que começa o dilema. Se sem estágio, você não consegue experiência. Sem experiência você não consegue emprego. Se formar sem estágio, é um pé no ostracismo. O que faço?

Qualquer resposta para essa pergunta, não deixe de contar nos comentários. Fico agradecido e meus futuros filhos também.

Se você for diretor de alguma agência, olha aí.



Um comentário:

venancio disse...

Meu caro e ilustre Robson.Bem sei o que é ser entrevistado, pois fomos juntos para uma empresa exatamente em 20 de maio de 2004," Clínica Renascença ", pois graças a deus que conseguiu se efetivar funcionário público.Mas, com relação ao seu recomeço como vc próprio chama, que na verdade é a continuidade, existem fatores que influenciam como a sua disponibilidade para procurar realizar um estágio, " nenhuma ",pois o cara como vc que trabalha das 08:00hs até às 17:00hs perdeu o dia. À noite tem a faculdade, ou seja vc já tem todo um cronograma de vida diário preenchido,pois deverá analisar o que pode ser melhorado por exemplo no emprego, nos aspectos de horário, tentar mudar de setor ou algo desse tipo.Já na parte das propagandas, é outra história.Pois, terá que utilizar seus próprios recursos para poder divulgá-las,assim bem como os amigos como eu e demais para que juntos possamos fazer algo com a finalidade de crescer, mesmo que seja uma propaganda simples com alguns de nossos próprios colegas, a área em que está prestes a entrar é assim meu caro, as idéias surgem de um simples mecanismo, a partida inicial, esse é meu pensamento, opinião e sugestão lhe desejo uma boa sorte e sucesso velho.