quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sobre mendigos

Por Diego Sá


Vida nova! E eu descobrindo pouco a pouco as facetas da capital!
Num primeiro olhar enxerguei apenas: “Uma grande e suja engrenagem capitalista”, estava equivocado, ao analisar com mais paciência percebi, que alem de ser “Uma grande e suja engrenagem capitalista” a capital ainda tem luzes extremamente legais e mendigos, muitos mendigos, simpáticos e maltrapilhos mendigos, não hippies ou artistas sem casa, como diriam os metidos a falar latim pessoas “sem loco”, apenas bons e velhos mendigos.
Eu realmente separo classes urbanas sem loco especifico, vulgarmente chamados “mendigos”,”sem teto”, “marginais” o que seja. Eu os separo todos! E afirmo! Hippies não são mendigos! Hippies são hippies oras, vivem na rua por que querem, porque acham “cool” levar esta vidinha de pouca água e muita liberdade, teoricamente falando claro, pois nós sabemos que ninguém realmente é livre.
O mendigo da capital é diferente do mendigo do interior, mais esperto, mais culto, a capital produz mendigos observadores e perspicazes, e por incrível que pareça! Mendigos mais honestos. É comum ouvir frases do tipo “Preciso de dinheiro pra bebidas e drogas” ou “Arranja um real pra eu comer uma mulher”. Gostei dessa atitude , é menos hipócrita, e desleal do que pedir dinheiro pros 5 filhos fantasmas e pra mãe imaginária que está no hospital.
De mentiras ao nosso redor bastam as contadas pelos políticos, estes sim, mendigos de interior, astutos e cheios de falácias, filhos, promessas,funcionários e obras fantasmas, mendicância por votos.
Vou deixar hoje uma dica: Quando estiver na capital e for atravessar uma faixa de pedestres, olhe bem ao redor, mas não repare nas pessoas mal vestidas, ou nas pessoas mal encaradas. Ao invés disso, tente visualizar os homens de terno e colarinho branco, estes sim roubam seu dinheiro!


Diego Sá é escritor, compositor
e colunista desse blog.

Nenhum comentário: