domingo, 27 de julho de 2008

CRÔNICAS - No amor e na dor

Canções de amor estão sempre presentes em nossa vida. E algumas chegam até ser companheiras inseparáveis em alguns momentos difíceis. Quem nunca se “agarrou” a alguma canção em um momento de dor de cotovelo? Atire a primeira pedra que nunca fez. Nenhuma pedra atirada, vamos continuar.
Existem canções e cantores que são como amigos-irmãos, que nos momentos mais difíceis, sabem o que nos dizer e como nos dizer. Há discos e músicas que quando ouvimos, já sabem os vizinhos que estamos com aquela dorzinha danada.
Relato aqui um caso que aconteceu com um vizinho, que por motivos mais que óbvios, não citarei o nome. Chamarei aqui de Carlos. O Carlos de tempos em tempos colocava o seu toca discos pra tocar em alto volume e insistentemente repetia a mesma música. Varava madrugada adentro com aquela canção que em determinados momentos me deixava louco de tanto ouvir. Era linda, mais tamanha era repetição, que se tornava chata ao meu ouvido. Mais quem era eu perto da dor do pobre Carlos? E assim se seguia por semanas e semanas a tal música. Até que a dor do pobre Carlos diminuísse e acabasse por cessar.
Outras canções de amor são tocadas a exaustão pelo motivo contrario. A alegria de ter conseguido ou de estar com a pessoa amada. Quem não tem sua trilha sonora de namoro? Aquela musica que marcou o primeiro encontro? Ou aquela musica que você, se tivesse talento, adoraria ter feito para seu par? Quem nunca escreveu um texto rabiscado com alguma letra linda, seja tradução do inglês ou em português mesmo de uma canção que diz tudo aquilo que você queria dizer mais não tem coragem para tal?
Pois é. Você já deve ter reparado que as canções de amor estão mais presentes em nossa vida do que imaginamos. Seja na alegria ou na tristeza. No amor e na dor. E será assim pra sempre, até que a morte nos separe.

Rob Santos

Um comentário: