sexta-feira, 7 de novembro de 2008

The Wonder - O sonho não acabou



The Wonders – O sonho não acabou


Foi um filme, produzido, escrito e dirigido pelo ator Tom Hanks, que também atua no filme. O filme conta uma história de uma banda quem em meados da década de 60, estoura em todo o país com um sucesso, That thing you do. Como várias bandas que surgem para o estrelato do dia para a noite, os Wonders também acabam da mesma maneira como surgiram, com uma rapidez impressionante.


Não sou crítico de cinema, por isso detalhes técnicos do filme não saberei relatar. Falarei da parte musical do filme.


Os atores que formaram a banda no filme tiveram que se reunir semanas antes do início das filmagens para poder ensaiar e parecer uma banda de verdade. Criando um maior entrosamento no palco eles pareceriam mais com um grupo real. Entretanto, na maioria das cenas do filme, eles são dublados por músicos verdadeiros.


That Thing You Do, foi composta em 1996, mesmo ano do filme, por um músico da cidade de Nova York, chamado Adam Schlesinger, especialmente para o filme.


Tem quem garanta que a banda existiu. Há diversas comunidades no Orkut sobre isso.


Mas na verdade a banda foi só uma brincadeira do ator-diretor-produtor-roteirista Tom Hanks,que queria retratar a subida rápida e o declínio de uma banda. Coisa muito comum na década de 60.


O nome da banda é "The Wonders" para fazer uma brincadeira com as bandas chamadas de "one hit wonders". Para quem não sabe, esses grupos normalmente estouram com somente um sucesso e depois desaparecem.

No filme há algumas coisas que remetem aos Beatles, banda da qual Hanks é fã.


A década, o estilo musical, a aparência de Hanks no filme com o produtor dos Beatles Brian Epstein, o nome da gravadora Play-Tone, lembra a Parlopone que foi a primeira gravadora a gravar os Beatles, até citação direta.


No final do filme para tornar as coisas mais reais, aparece o que os músicos estão fazendo no momento, coisa também retirada do documentário "A Hard Day's Night" dos Beatles.



Vídeo da música That Thing You Do:




----------------------------------------------------------------------------------------------------------

1-Eu também acreditei que a banda realmente existiu, quando assisti ao filme em meados da década de 90.


2-Tenho a trilha sonora desse filme, que me espanta pela qualidade das músicas apresentadas.


3-Assisti os Wonders várias vezes, principalmente pelo Intercine.


4-O filme é um bom registro do surgimento, percalços e deslizes de uma banda em começo de carreira, que se deixa enganar pelo sucesso fácil, e por acreditar que nunca deixarão de ser estrelas.


5- A banda NUNCA EXISTIU!



4 comentários:

Rodrigo disse...

Até antes ler esse post, pra mim Wonders existia!

ROB disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ROB disse...

Gostei muito desse texto... eu achava que realmente existia essa banda...

Almé

Jonga disse...

That Thing You Do! Belo filme, aproveito pra deixar a dica de BackBeat: http://www.imdb.com/title/tt0106339/ retrata uma fase bem rock dos Beatles e o quinto elemento da banda que ninguém lembra. Trilha sonora visceral, bateria gravada por Dave Grohl do Nirvana e Foo Fighters.